NOSSA SENHORA DO SORRISO

Exceto pelos Carmelitas e conhecedores da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, este título é pouco conhecido fora da França.

Sua origem liga-se a um milagre ocorrido na infância da maior santa dos tempos modernos. Eis um trecho da autobiografia de Santa Teresinha, a famosa obra "História de uma Alma", na qual ela mesma nos relata a intervenção materna de Nossa Senhora em sua vida:


Nossa Senhora do Sorriso

"Não encontrando socorro nenhum na terra, a pobre Teresinha apelou para sua Mãe do Céu. Pedia-lhe de todo o coração que se compadecesse dela... De repente, a Santíssima Virgem pareceu-me bonita, tão bonita que nunca vira algo semelhante, seu rosto exalava uma bondade e uma ternura inefáveis, mas o que calou fundo em minha alma foi o "sorriso encantador da Santíssima Virgem". Todas as minhas penas se foram naquele momento, duas grossas lágrimas jorraram das minhas pálpebras e rolaram pelo meu rosto, eram lágrimas de pura alegria... Ah! pensei, a Santíssima Virgem sorriu para mim, estou feliz... (...) Fora por causa dela, das suas intensas orações, que eu tivera a graça do sorriso da Rainha dos Céus..." (Manuscrito A, 30v).

O milagre ocorreu no dia 13 de maio de 1883. A imagem que curou Santa Teresinha da grave enfermidade, para a qual já não havia remédio neste mundo, era de Nossa Senhora das Vitórias, uma reprodução do escultor francês Bouchardon. Possui 87 cm de altura. Em 1894 foi doada ao Carmelo de Lisieux.

Existe uma cópia da mesma imagem nos "Buissonnets", casa onde Teresinha passou sua infância.

Nossa Senhora do Sorriso! Rogai por nós que recorremos a Vós!